segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bife á Portugália


Há algum tempo em conversa com uma amiga, ela disse que adorava o molho do bife da portugália, e que se dava ao luxo de ir de prepósito ao restaurante da Portugália em Lisboa para comer esse tal bife... Eu claro uma curiosa nata tive que ir provar essa dita maravilha... e era realmente muito bom... Então não descansei enquanto não encontrei a receita...(encontrei num site de cozinha o Paparoka.com) E aqui está a prova do "crime".. Segundo o marido(um pouco suspeito), disse que o meu ainda ficou melhor..:-)


Ingredientes(2 pessoas):

2 bifes de novilho
4 dentes de alho
Sal q pimenta q.b.
Manteiga e azeite q.b.
2 chávenas(chá) de leite
1 Chávena(chá) de água morna com 4 colheres de café de cevada
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de sobremesa de farinha


Preparação:

Tempere os bifes com alhos laminados e sal.

Numa frigideira anti-aderente, leve ao lume a manteiga e azeite e os alhos( ponha bastante manteiga e azeite para depois se fazer o molho) quando este estiver quente junte os bifes e deixe -os fritar.
Assim que estiverem fritos retire e reserve numa travessa tapados com papel alumínio para que se mantenham quentes.

Em lume brando acrescente ao molho dos bifes, o leite e deixe ferver um pouco. De seguida
acrescente, o café de cevada, a mostarda e a farinha e mexa muito bem. Adicione um pouco
de pimenta, e mexa até engrossar.

Rectifique os temperos.

Quando o molho estiver pronto, coloque os bifes reservados novamente na frigideira por mais
alguns minutos.

Acompanhei com batatas fritas e ovo estrelado.

Bom Apetite!!

8 comentários:

Anônimo disse...

hummm a receita parece ser deliciosa, vai para minha lista de prioridades ;-)
Assim que fizer volto para contar o resultado!
um abraço,
Ana

Eli disse...

Eu estou como sua amiga, também vou adorar esse bifinho super saboroso!!

www.saboresdalica.blogspot.com

♥ mesa para 4 disse...

A mim paraece-me muito bom...

moranguita disse...

ja estive para entrar nesse g«restaurante mas acabei nao entar e agora acho que nao preciso. vou fazer em casa. parece muito bom.
beijinhos e boa semana

SusanaG disse...

Gosto muito dos bifes da Portugália e este, pelo aspecto, não lhes fica atrás! Boa receitinha! Beijinhos.

Sarita disse...

Adoro bifes com um bom molhinho por cima!

Beijokas e parabéns pelo blog!Gostei muito.

risonha disse...

eh eh eh... também tenho lá em casa a receita que copiei do "Paparoka" mas nunca fiz
agora ao olhar para a tua foto fiquei encantada.

Anônimo disse...

Que delícia, Anita! Esse bifinho com batata frita e ovo cairia muito bem no meu almoço de amanhã... humm...