terça-feira, 23 de setembro de 2008

Canneloni com Molho de Tomate




Este fim-de-semana fiz canneloni, já há algum tempo que o meu marido me andava a pedir para fazer, mas como acho que dá imenso trabalho ter que cozer os canneloni antes de os rechear... Enfim... Tinha andado sempre a tentar esquivar-me... Mas agora lá me convenceu e devo dizer que valeu a pena, estavam muito bons.
Optei por estes com molho de tomate.

Ingredientes:

sal
200 g de canneloni
400 g de carne picada
½ chouriço
1 cebola
60 g de margarina
4 colheres de sopa de polpa de tomate
Pimenta
Queijo parmesão ralado

Para o molho de tomate:

1 cebola
2 dentes de alho
50 g de margarina
1 folha de louro
600 g de tomate maduro
1 ramo de salsa
1 colher de chá de orégãos
sal
pimenta

Preparação:

Misture a carne picada com o chouriço picado. Descasque e pique finamente a cebola e leve-a a alourar com a margarina. Junte a carne e o chouriço picados e deixe cozinhar até a carne deixar de ter um tom rosado. Adicione a polpa de tomate e um pouco de vinho branco. Tempere com sal e pimenta, tape o tacho e deixe estufar sobre lume brando durante mais ou menos uns 20 minutos.

Entretanto prepare o molho de tomate: descasque e pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume com a margarina e a folha de louro. Deixe a cebola alourar e junte o tomate, pelado e sem grainhas feito em bocados, e o ramo de salsa atado. Tempere com os orégãos, sal e pimenta. Tape o tacho e deixe apurar sobre lume brando durante uns 15 minutos.

Enquanto o recheio se faz e o molho de tomate vamos tratar dos canneloni, leve um tacho ao lume com água abundante temperada com sal. Introduza os canneloni (2 a 3 de cada vez) e deixe cozer durante 3 a 5 minutos. Escorra e passe-os por água fria para arrefecerem antes de os deixar escorrer sobre um pano.

Quando o molho de tomate estiver feito retire o louro e o ramo de salsa e reduza o molho a puré com a varinha mágica.

Com a ajuda de uma colher de sobremesa recheie os canneloni com o preparado de carne e coloque-os sobre um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa, previamente untado com margarina. Cubra os canneloni com o molho de tomate e polvilhe com o queijo ralado. Leve a forno quente para gratinar.

Servi-os acompanhados com uma salada de alface.

Se não quiser ter trabalho com o molho de tomate, também pode utilizar molho bechamel.

Bom Apetite


2 comentários:

Nani disse...

Já comprei os canneloi agora só falta meter mãos á obra, ficaram bem apetitosos, bjs

Fátima Freitas disse...

Eu adoro cannelonis...Mas compro daqueles já cozidos...é rápido...e não são caros...