quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Queques de pêra com gengibre



Há uns tempos deram umas caixas de pêras á minha mãe... Ela despachou logo uma data delas para mim.. E fez um doce de pêra que está de comer e chorar por mais...
E eu ainda tenho lá em casa uma data de pêras prestes a entrar em decadência.. Mas não consigo dar conta daquelas pêras todas... Então para começar fiz estes Queques que são uma delicia.. E ainda tenho que ver o que vou fazer com o resto das pêras que tenho pra lá, que são muitas... Aceito sugestões..:-)


Ingredientes para 12 unidades:

300 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
sal
100 g de açúcar
2 ovos
1,5 dl de leite
2 colheres de sopa de mel
80 g de margarina amolecida
2 pêras

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 200 °C

Numa tigela deite a farinha, fermento, o gengibre uma pitada de sal e o açúcar, misture tudo e abra uma cavidade ao meio.

Parta os ovos para outra tigela e desfaça-os com uma vara de arames. Junte o leite, o mel e a margarina, que foi previamente ao micro ondas amolecer e misture tudo muito bem.

Descasque as pêras e pique-as em pedaços pequenos.

Junte a mistura de ovos à farinha e mexa com uma colher de pau até obter uma massa bem ligada. Junte os pedacinhos de pêra e misture bem.

Coloque as forminhas de papel ou alumínio sobre um tabuleiro de forno e distribua a massa pelas formas.

Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.

5 comentários:

janeca disse...

Anita que fofinhos os teus queques!! e que aspecto!!!Adorei,olha miga tenho no meu blog uma tarte de pera com queijo fresco que é uma delicia,e muito fácil de fazer se quiseres experimentar vai lá ver a receita e tira....

Bjinhos

PS/Há vou experimentar os teus queques para gastar umas peritas que já ninguem as come,não te importas???

Bjinhos Janeca!

Anita disse...

Claro que não me importo miga..:-).. E eu vou já seguir a tua indicação e vou ao teu blog ver essa tarte...:-)..

Beijinhos

risonha disse...

os queques devem ter ficado muito bons.
também tenho receitas no meu blog com pêras: tarte de pêra, bolo da horta, etc...
se quiseres passa por lá e vê.

Isabel de Miranda disse...

Anita os queques estão com um aspécto delicioso!!!Bem a Janeca e Risonha já te deram dicas:)))A minha dica se são assim tantas porque não fazes peras em calda.Colocas em frascos e dura bastante têmpo.E ai já não se estragam e podes sempre ter peras para fazer sobremesas.Beijinhos carinhosos

Natália Eleutério disse...

Estes queques estão bem apetitosos,e com gengibre deve dar-lhe um aroma delicioso, bjs