segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Francesinha

A última vez que fui ao shooping a ideia era jantar uma francesinha... Mas quando lá cheguei e vi o aspecto delas... Coitadinhas, aquilo nem parecia uma francesinha.. E lá se foram os meus planos por água abaixo, mas a ideia continuou na minha cabeça e decidi, qualquer dia faço eu uma francesinha..:-) E aqui está o resultado... Dá imenso trabalho, suja-se imensa louça, mas acaba por compensar.




Ingredientes(2 unidades):

6 fatias de pão de forma
2 bifinhos finos
1 linguiça
2 salsichas
16 fatias de queijo
4 fatias de fiambre
sal e pimenta q.b.

Para o molho:

1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de polpa de tomate
40gr de margarina
5dl de cerveja
2,5dl vinho branco
2,5dl caldo de carne
1dl de mistura de whisky e vinho do porto
2 colheres(sopa) de sopa instantânea de marisco
1 folha de louro
sal e picante q.b.

Preparação:

Prepare o molho: Descasque a cebola e os alhos e pique tudo grosseiramente. Deite a margarina num tacho, junte a cebola o alho e o louro e deixe cozinhar até a cebola ficar dourada. Junte depois a polpa de tomate e o vinho, deixe ferver, adicione a cerveja e deixe cozinhar durante 15 minutos, em lume brando.
Dissolva a sopa de marisco no caldo de carne, junte ao tacho, deixe ferver, retire o louro e reduza tudo a puré. Leve de novo ao lume, tempere de sal e picante a gosto, junte a mistura de whisky e vinho do porto e deixe ferver em lume brando.
Corte as salsichas e as linguiças ao meio no sentido do comprimento. Tempere os bifes com sal e pimenta e leve-os a grelhar. Torre o pão.
Disponha o fiambre o bife sobre uma fatia de pão, cubra com outra fatia de pão, coloque por cima 2 fatias de queijo as salsichas e a linguiça e cubra com a outra fatia de pão. Ponha as francesinhas num tabuleiro que possa ir ao forno ou então em pratos individuais, cubra-as com queijo e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até o queijo derreter. Retire, regue com o molho e sirva de imediato acompanhado com batatas fritas.

Bom Apetite!!

4 comentários:

Vânia Costa disse...

Particularmente não sou grande apreciadora deste prato, mas cá em casa gostam imenso e deixe-me dizer: Esta tem imenso bom aspecto =)

Beijinhos* Continuação de bons cozinhados*

Eliana Scaramal disse...

Além de linda me deixou babando no teclado. risos

www.saboresdalica.blogspot.com

Karla disse...

Ainda só comi francesinha uma vez e também foi caseira...essa também parece deliciosa...
beijinho =)

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Ainda hoje o meu filho me pediu quando é que lhe fazia uma francesinha.A tua está divina.Beijinhos