segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Peito de Pato com Pêras Caramelizadas


O fim-de-semana dá-nos sempre a hipótese de dedicar-mos um pouco mais de tempo á cozinha... E realizar-mos alguns pratos mais elaborados... Já há muito tempo que andava tentada em fazer pato, fui ás compras e vi lá pato em promoção, e pensei, ora aí está uma boa oportunidade, quando cheguei a casa fui pesquisar umas receitinhas para dar uso ao meu pato... E surgiu esta.. è muito boa.. Recomendo...


Ingredientes (2 pessoas):

2 peitos de pato
3 pêras
sal
Pimenta
Azeite
Margarina
60 g de açúcar
4 dl de vinho tinto
1 cravinho
Alecrim
água

Preparação:

Dê uns golpes em diagonal na pele dos peitos de pato.

Aqueça bem uma frigideira funda, de preferência anti-aderente, com um pouco de azeite e margarina. Introduza os peitos de pato com a pele virada para baixo e deixe cozinhar durante cerca de 6 minutos, vire a carne e cozinhe do outro lado mais 8 minutos.

Entretanto, descasque as pêras, corte-as ao meio e tire-lhes os caroços. Tempere os peitos de pato com sal, e pimenta moída na altura, retire para um recepiente e reserve em local quente. Introduza as meias pêras na frigideira e polvilhe-as com um pouco de açúcar. Quando as pêras estiverem caramelizadas, retire-as e junte-as aos peitos de pato.

Deite o vinho e o restante açúcar na frigideira, adicione o cravinho e perfume com alecrim. Deixe ferver sobre lume médio até o molho reduzir e espessar. Quando estiver no ponto pretendido, deite sobre os peito de pato e sirva de imediato.

Acompanhei este prato com umas batatinhas salteadas, que vi no Blog da Miss Gourmet, já não é a primeira vez que as faço e ficam muito boas, eu perfumei as batatas com alecrim, tendo em conta o prato que que acompanhavam, mas podem utilizar outros tipos de aromas..

Bom Apetite..


4 comentários:

Karla disse...

Que bom aspecto, eu acho que só como mesmo pato em arros de pato :P
beijinho

janeca disse...

Anita linda, mas que bela ideia para o pato:))estou a imaginar o sabor agridoce com as pêras,
DIVINAL!!!!

Bjinhos Carinhosos

Smas disse...

Ando sempre à procura de receitas diferentes de peito de pato e esta é uma delícia que tenho de experimentar!
Bjs

Anita disse...

Obrigado meninas... Experimentem.. é realmente muito boa, até estava com receio que o meu marido não gosta-se, (ele não é muito receptivo a novas experiencias).. Mas adorou, então se ele aprovou é porque estava mesmo boa..:-)
Experimentem

Beijinhos